Sindiônibus e Parceiros Realizam Campanha Sobre Conscientização do Autismo


O Sindiônibus, Associações Fortaleza Azul e Pintando o Sete Azul lançaram a campanha “O Autismo não se cura, se compreende. ” O objetivo é esclarecer aos clientes e colaboradores do transporte público o que é o Transtorno do Espectro Autista-TEA, informar sobre prioridade nos ônibus, como agir ao presenciar uma crise colaborando para tratamento mais empático e respeitoso com as pessoas autistas e seus familiares. Para isso, foram produzidos cartazes, folders ilustrados, spots para rádio, inclusão do símbolo do autismo nos adesivos de assento prioritários e material de treinamento que foi multiplicado com os colaboradores das empresas de transporte.

A Lei Federal 12.764/2012 considera os autistas como pessoas com deficiência, garantindo a elas os mesmos direitos, dentre estes, o acesso prioritário e os assentos preferenciais. Mas como garantir o direito de uma pessoa que não possui uma dificuldade visível? Nesses casos o direito deve ser assegurado com base em sua auto declaração, que consiste na forma em ela se define para o outro.

A Dragão do Mar entende a importância de combater a desinformação sobre o autismo e abrir espaços para debates e esclarecimentos. Para saber mais acompanhe nas redes sociais da Dragão do Mar ou do Sindiônibus.

Mais informações sobre o Autismo:

Associação Fortaleza Azul: www.faz.org.br

Associação Pintando o Sete Azul: pintandooseteazul.org.br