Campanha Outubro Rosa


Com o objetivo de alertar as mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, surgiu a campanha Outubro Rosa. Segundo o Insti- tuto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres no mundo, e também no Brasil. Corresponde a cerca de 29,7% do total de novos casos a cada ano. Apesar de ser raro, a doença também pode acometer os homens, onde os casos representam apenas 1% do total.

Já se sabe que o diagnóstico precoce é importante para um tra- tamento mais eficiente. Por isso, o ideal é se antecipar e adotar medidas preventivas para que as células cancerígenas não se espalhem pelo organismo.

Quais são as medidas para prevenir o câncer de mama?

A prevenção é feita principalmente com a adoção de hábitos saudáveis. A seguir listamos algumas das principais formas de prevenção:

✅ Fazer o autoexame;

✅ Evitar o tabaco;

✅ Praticar atividades físicas;

✅ Adotar uma alimentação equilibrada;

✅ Manter o acompanhamento médico.

Fique atento também com os casos de câncer na família, pois segundo o site (Oncoguia) aproximadamente 5 a 10% de todos os cânceres são hereditários. Para mulheres pertencentes a gru- pos com risco aumentado para desenvolvimento de câncer de mama, recomenda-se mamografia anual a partir dos 35 anos de idade. Dentro deste grupo estão, por exemplo, as mulheres com história familiar de pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com diagnóstico de câncer de mama, abaixo dos 50 anos de idade.