Abril Azul – Mês do Autismo


O autismo é um transtorno de desenvolvimento que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge 1 em cada 160 crianças no mundo. Para dar visibilidade ao tema, foi escolhido o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo e, para que as ações ocorram durante todo o mês, foi criada a campanha Abril Azul, com a ideia de divulgar informações sobre o transtorno, mostrando características e dificuldades, incentivando, dessa maneira, a inclusão do autista na sociedade.

 

Ter uma pessoa autista na família requer se cercar de cuidados. As pessoas com o TEA (transtorno do espectro autista) e seus familiares precisam saber quais são os seus direitos, que na prática garantem bem-estar, segurança e inclusão. Um dos principais pontos está no atendimento prioritário, ou seja, o direito de ter um atendimento imediato e diferenciado das demais pessoas em todas as instituições e serviços de atendimento ao público, como por exemplo dentro dos transportes públicos.

 

Dentro da Auto Viação Dragão do Mar, o assunto é abordado periodicamente no treinamento de integração para todos os colaboradores admitidos, e no Treinamento SITFOR-Conhecendo o Transporte Urbano de Fortaleza. Os colaboradores são orientados quanto às principais características da pessoa portadora do autismo e quais as condutas adequadas para atender ao cliente portador de autismo.

 

Em Fortaleza, as pessoas com deficiência (incluindo os autistas) podem ter direito à gratuidade no transporte público, desde que atendam aos requisitos de uma legislação específica, e para utilizar esse benefício faz-se necessário adquirir e apresentar o cartão de gratuidade no ônibus. A solicitação e todo o processo é feito através da Divisão de Atendimento à Pessoa com Deficiência, localizada na sede da Etufor, na Av. dos Expedicionários, 5677, Vila União, ou através dos telefones de contato (85) 3105-3245 e 3131-7834 / 3105-3096.