Menu Principal


Sindiônibus promoverá Ações Educativas na Semana Nacional do Trânsito

voltar
O Sindiônibus e o Criarht (grupo de profissionais de RH das empresas de ônibus) realizarão, do dia 17 a 22 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito 2017 seguindo o tema nacional sugerido pelo Denatran ‘‘Minha escolha faz a diferença no trânsito’’. O tema possibilita a conscientização de que cada pessoa é responsável por um trânsito mais seguro, valorizando atitudes do dia a dia para alcançar a segurança viária de pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros ou condutores. As ações contam com a parceria do Sest Senat, rádio Expresso FM, Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Seuma e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania – AMC.
Neste ano, haverá um diferencial na programação que inclui uma Roda de Conversa no Dia Mundial Sem Carro, (22/09). O movimento tem como fundamento que as pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, como o transporte coletivo ou bicicleta, por exemplo, descobrindo que é possível se locomover pela cidade contribuindo com o meio ambiente. Confira a programação completa:
17/09 (7:00h) – IV Passeio Ciclístico Paz no Trânsito (Praça Cidade 2000)
O passeio, promovido pela AMC com o apoio do Sindiônibus, terá início às 7h30, devendo mobilizar cerca de mil ciclistas em um percurso de aproximadamente 20km. O percurso sairá da Cidade 2000, passará por avenidas da Aldeota e também pelo Sindiônibus que será um ponto de hidratação.
18/09 (13:30h) - Palestra e Curso Prático Pilotagem Segura (Escolinha AMC)
Com o foco para motociclistas, a capacitação teórica e prática será ministrada por instrutores da AMC e contará com o apoio do Sindiônibus.
19/09 (9h às 17h) – Blitz Educativa para Motoristas e Pedestres (7 terminais)
Profissionais do Sindiônibus e das empresas de ônibus farão abordagens com materiais impressos e jogos educativos para os pedestres e motoristas de ônibus, simultaneamente em todos os terminais de Fortaleza e terminais rodoviários.
20/09 (9h) – Ciclo de Conversas com atores do Trânsito (Escolinha AMC)
Promovido pela AMC com o apoio do Sindiônibus, haverá presença de vítimas do trânsito e um ciclo de conversa com os 5 personagens do trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas de ônibus e motorista de carro particular)
18/09 a 22/09 – Palestra para motoristas, estudantes e comunidade (Sest Senat)
Promovido pelo Sest Senat com o apoio do Sindiônibus, será uma semana de palestras sobre Direção Preventiva, Legislação e Primeiros Socorros.
22/09 (15h) – Dia Mundial Sem Carro – Roda de Conversa ‘Transporte Coletivo e o Meio Ambiente’ (Cineteatro Cocó)
Participantes: Secretário Estadual do Meio Ambiente Arthur Bruno, Secretária Municipal de Meio Ambiente Águeda Muniz, Presidente do Sindiônibus Dimas Barreira, Coordenador do Núcleo Socioamiental da Fetrans Marcelo Brasil, empresas de ônibus vencedoras do Programa Despoluir, entre outros convidados.


Fonte: SindiOnibus

Rodapé