Área Restrita

Menu Principal


Responsabilidade ambiental: horta em casa

voltar
Ter uma horta em casa é uma das medidas simples de sustentabilidade, que protegem o meio ambiente e evitam gastos extras. Não dispor de um quintal não é motivo para não construir a sua horta; mesmo em casas com pouco espaço ou em apartamentos pode-se reservar um lugar para o plantio, basta que o local receba algumas horas de luz solar direta.
 
Cultivar uma horta em casa é sinônimo de saúde; o cultivo caseiro garante hortaliças completamente livres de agrotóxicos. Se na casa ou apartamento houver riscos detiver muita insolação, incidindo sol durante todo o dia, pode-se ter uma horta completa, com ervas, hortaliças, leguminosas, dentre outras. Mas, se ao contrário, o local receber poucas horas de luz, é possível plantar algumas ervas e temperos em varandas, sacadas ou janelas.
 
Na hora de escolher o melhor modo de cultivar a horta, é preciso pensar no espaço disponível e também considerar as espécies que deseja cultivar, avaliando qual modelo melhor se integra ao estilo da casa. Algumas formas de cultivar plantas são: diretamente na terra, para quem tem quintal com espaço; em vasos, para quem mora em casa; e quanto a apartamento, embalagens recicladas são uma forma barata, rápida e sustentável, como garrafas pet, latas de refrigerantes ou alimentos, caixas de leite, potes de vidro e outros. Floreiras também são indicadas para abrigar hortas em pequenos espaços.
 
Vale destacar para quem optar por vasos, potes, caixas, garrafas e outros recipientes, seja em hortas verticais ou horizontais, não esquecer de providenciar furos no fundo dos recipientes para evitar o excesso de água no solo. Outro ponto a considerar na hora de planejar uma horta em pequenos espaços é a escolha dos tipos das plantas, suas necessidades de luz e espaço, que podem variar bastante entre as espécies. Lembre-se de instalar sua horta no ambiente da casa com maior iluminação natural, pouca umidade e que não receba ventos muito fortes, que podem prejudicar a aparência e a saúde de algumas plantas.

Rodapé