Área Restrita
Menu Principal


Saúde e bem-estar dos funcionários em primeiro lugar.

voltar
EMPRESA CEARENSE AUTO VIAÇÃO DRAGÃO DO MAR DEFENDE QUE, ALÉM DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL, A QUALIDADE DE VIDA É ITEM IMPRESCINDÍVEL PARA O TRABALHADOR GERAR BONS RESULTADOS
 
A produtividade de uma empresa está diretamente ligada ao bem-estar de seus funcionários. Oferecer melhor qualidade de vida aos colaboradores tem sido uma das principais estratégias das instituições modernas para alavancar resultados positivos. Nesse contexto, a Auto Viação Dragão do Mar aderiu a iniciativas que incentivam a adoção de hábitos saudáveis e beneficiam o trabalhador.
 
Sediada no estado do Ceará, a empresa reúne cerca de 1.200 colaboradores e desenvolve 18 ações que integram o programa “Dragão do Mar de Bem com a Vida”. A iniciativa conta com acompanhamentos médicos, incentivo a prática de exercícios, integração das famílias, capacitação profissional e participação em competições esportivas dentro e fora da empresa. Apenas no último ano, foram implantadas cerca de cinco atividades em benefício dos colaboradores.
 
Segundo o diretor administrativo da empresa, Fred Neto, o investimento nas pessoas faz parte dos valores. “Todas as lideranças de empresa têm a exata compreensão da importância do bem-estar, engajamento e motivação dos colaboradores para a obtenção dos resultados ligados a cada uma de nossas partes interessadas: clientes, sociedade, acionistas e fornecedores”, diz.
 
Para Neto, o desenvolvimento do programa é fundamental para a competitividade e qualidade do trabalho. “Os colaboradores são o nosso ativo mais valioso. Todos os projetos criados pela empresa têm impacto direto na retenção de talentos, redução da rotatividade de pessoal, melhoria da saúde dos colaboradores, melhoria do clima organizacional, elevação dos resultados da organização e, consequentemente, resultam em um serviço de melhor qualidade para a população”, afirma.
 
Os projetos “Viva Leve” e “Na Linha da Saúde” são as principais ações voltadas para a saúde do trabalhador. Enquanto o primeiro incentiva a perda de peso dos funcionários, o segundo disponibiliza acompanhamento nutricional e aulas de treinamento funcional na empresa com custo zero. Os funcionários também podem se divertir em torneios internos de futebol e participar da Mini Maratona e Caminhada Nilo Lopes como incentivo à prática regular de atividades físicas.
 
CAPACITAÇÃO E CIDADANIA
 
A Auto Viação Dragão do Mar ainda investe nas habilidades profissionais com cursos de capacitação. O curso especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros, por exemplo, discute legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e relacionamento interpessoal.
 
O motorista João Paulo Crisóstomo está na Dragão do Mar há mais de sete anos. Ele, que começou como cobrador de ônibus e há cinco anos foi promovido para o cargo atual, enaltece a importância de projetos que valorizam o colaborador. “Participar da Escola de Formação de Motoristas foi muito importante para o meu crescimento profissional. Hoje sou motorista e fico muito feliz pela oportunidade que recebi da empresa”, conta.
 
João Paulo é participante assíduo das outras atividades da empresa, principalmente aquelas desenvolvidas para que as famílias dos colaboradores sejam integradas ao ambiente de trabalho. “Gosto de sempre levar minha família para os eventos. São momentos em que eles podem se divertir e ainda consigo mostrar um pouco mais do lugar onde trabalho”, fala. O motorista ainda planeja participar da próxima turma do projeto “Viva Leve“ com o intuito de melhorar a saúde.
 
Mesmo com todas as atividades desenvolvidas internamente, a empresa ainda incentiva os funcionários a praticarem a caridade por meio de campanhas e atividades em benefício do próximo, como é o caso do Arraiá Beneficente. O Natal Solidário também já faz parte da rotina anual dos colaboradores, que presenteiam centenas de crianças nessa data. Recentemente, a Dragão do Mar engajou seus funcionários em mais uma campanha que arrecadou uma tonelada de leite em pó integral para o Instituto da Primeira Infância (Iprede), que auxilia crianças com desnutrição.
 
“OS COLABORADORES SÃO O NOSSO ATIVO MAIS VALIOSO. TODOS OS PROJETOS CRIADOS PELA EMPRESA TÊM IMPACTO DIRETO NA RETENÇÃO DE TALENTOS, REDUÇÃO DA ROTATIVIDADE DE PESSOAL, MELHORIA DA SAÚDE DOS COLABORADORES, MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL, ELEVAÇÃO DOS RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO E, CONSEQUENTEMENTE, RESULTAM EM UM SERVIÇO DE MELHOR QUALIDADE PARA A POPULAÇÃO”.
 
FRED NETO,
DIRETOR ADMINISTRATIVO DA AUTO VIAÇÃO DRAGÃO DO MAR

Fonte: Site da NTU
Revista: NTUubano


Rodapé